terça-feira, 12 de junho de 2012

Eco Glossário



Muito além de cor, palavras precisam de sentido ambiental para serem eco(s). A gente lê tantas notícias e, muitas vezes, caímos em dúvidas ou passamos pelo sentido superficial das expressões. Então, vamos aprender ou rememorar algumas das usadas em notícias e textos voltados ao meio ambiente. 

Abaixo, algumas delas: 

Água: A água é uma substância muito importante para todos os seres vivos. Sem ela, a vida como conhecemos não existiria. A água está no nosso corpo, no sangue, na saliva, na pele, nos músculos, em tudo.

Alga: Compreende diversos grupos de seres vivos que vivem na água e realizam fotossíntese. São os principais responsáveis pela produção de oxigênio que respiramos, são o “pulmão do mundo”.

Amazônia: É a maior floresta tropical do planeta. Ocupa metade do território brasileiro e outros países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Aquecimento Global: O desmatamento das florestas, a fumaça das chaminés e a queima de combustível nos veículos aumentaram a concentração dos gases do efeito estufa. Isso levou ao aumento da temperatura média do planeta.

Bacia Hidrográfica: é um conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes. Sua formação é possível por causa das diferenças dos terrenos que fazem com que os cursos da água sempre corram das áreas mais altas para as mais baixas, se unindo em um rio principal.

Biodegradável: Característica de substâncias naturais que quando entram em contato com o solo são decompostas por microorganismos, integrando-se a esse solo, sem causar impacto nocivo ao meio ambiente.

Biodiversidade: Diversidade de vida no planeta. É a riqueza de seres vivos, espécies, funções que desempenham no ambiente, formas, paisagens e ecossistemas existentes em um local.

Bioindicadores: São espécies que quando ausentes ou presentes em grande quantidade em um local indicam a qualidade do ambiente. Por exemplo, a presença de liquens indica boa qualidade do ar.

Bioma: Região com o mesmo tipo de clima e vegetação.

Brejo: O brejo é um lugar alagado, coberto por arbustos e gramíneas rasteiras. Ele possui muita matéria orgânica que serve de alimento para aves e peixes.

Caatinga: Bioma que ocupa parte da região nordeste do Brasil, apresentando animais e plantas adaptados a um clima quente e seco.

Cabeceiras: Lugar onde nasce um curso de água. Parte superior de um rio, próximo à sua nascente.

Cadeia Alimentar: É uma seqüência de seres vivos, em que uns servem de alimento para outros sucessivamente. Expressa a transferência de nutrientes e energia de um para o outro. Inicia-se com os produtores, passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, nesta ordem. A energia diminui ao longo da cadeia alimentar. ex.: grama >>> gafanhoto >>>sapo >>>cobra >>> bactéria.

Cerrado: Bioma que ocorre no centro-oeste do Brasil. Apresenta árvores com galhos retorcidos, raízes profundas para captação de água subterrânea e, em geral, com casca grossa para proteger-se das queimadas que podem ser naturais na época de seca. Possui, também, grande biodiversidade.

Ciclo da Água: O sol aquece e evapora a água que está nos rios, mares, oceanos e solo para o ar. Quando o vapor de água encontra o ar mais frio, ele se condensa e forma as nuvens. A água que está nas nuvens cai em forma de chuva de volta para a Terra. Uma parte dela vai para os mares e oceanos, outra escoa para os rios e parte ainda se infiltra no solo, até encontrar uma rocha impermeável, formando os lençóis freáticos. Esse movimento da água é cíclico, pois ela torna a evaporar quando aquecida e tudo recomeça. Por isso que a quantidade de água do planeta nunca muda. Ela é a mesma há 500 milhões de anos.

Desenvolvimento sustentável: Modelo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável busca satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem as suas necessidades.

Desertificação: Transformação de terras férteis em desertos pelo uso intensivo do solo.

Ecossistema: É formado pelas comunidades de organismos vivos e o ambiente físico (sol, relevo, vento) e químico (água, componentes do solo) em que vivem.

Efeito Estufa: Os raios solares atingem a superfície da Terra, mas o calor é refletido para o espaço. A Terra é protegida por uma camada de gases que impede que parte do calor dos raios solares se dissipe, mantendo a Terra aquecida. É como ocorre, por exemplo, em um carro exposto ao sol e com as janelas fechadas. Os raios solares atravessam o vidro do carro provocando o aquecimento de seu interior, que acaba "guardado" dentro do veículo, porque os vidros retêm o calor. O efeito estufa é necessário para a vida na Terra. No entanto, o aumento do efeito estufa, causado pela emissão de combustíveis fósseis, leva ao aquecimento global.

Endêmico: Nativo de uma determinada área geográfica ou ecossistema e restrito a ela.

Erosão: Processo pelo qual a camada superficial do solo ou partes do solo é retirada pelo impacto de gotas de chuva, ventos e ondas e são transportadas e depositadas em outro lugar.

Equilíbrio Ecológico: Equilíbrio da natureza. A destruição do equilíbrio ecológico pode causar a extinção de espécies.

Exótico: Organismo existente em outro ambiente que não o de origem. Qualquer elemento, planta ou animal, introduzido artificialmente no ecossistema.

Extinção: Desaparecimento de determinada espécie, devido a processos naturais ou provocados pelo homem, como a caça e a pesca desmedidas, o manejo incorreto do solo e o desmatamento.

Fauna: Conjunto de animais que habitam determinada região.

Flora: Conjunto de vegetais que habitam determinada região.

Floresta e clima: As árvores ajudam a regular o clima. A vegetação das florestas absorve a água do solo e do ar, liberando-a depois sob a forma de vapor através de suas folhas. Ao atingir a atmosfera, o vapor concentra-se, condensa-se e forma as nuvens, que diminuem os efeitos dos raios do sol e produzem as chuvas, auxiliando na estabilidade do clima.

Fotossíntese: As algas, as plantas e algumas bactérias fabricam o seu próprio alimento. Quando expostas a luz do sol, absorvem gás carbônico e o transforma, juntamente com a água, em alimento, liberando oxigênio para a atmosfera.

Fragmento florestal: Área de mata restante de um ecossistema natural que foi devastado, isolada por estradas, cidades, pontes ou outras construções.

Gás Carbônico: Os carros poluem o ar, pois liberam gás carbônico. O gás carbônico faz mal para a saúde dos seres vivos, causando muitas doenças. Em grandes quantidades, o gás carbônico aumenta a temperatura da Terra, causando o aquecimento global. As plantas, por meio da fotossíntese, absorvem esse gás carbônico da atmosfera. Com menos gás carbônico melhora a qualidade do ar e regula a temperatura na Terra.

Habitat: O lugar onde um organismo vive, e onde ele obtém alimento, abrigo e se reproduz.

Lençol freático: Parte da água da chuva infiltra na solo até encontrar uma rocha impermeável, sendo então armazenada, formando o lençol freático.

Mata Atlântica: Floresta tropical úmida, com alta biodiversidade, que cobria grande parte do Brasil e que hoje está reduzida pelo desmatamento e pela ocupação urbana.

Matas ciliares: Seu nome se refere a cílios, porque ela é como os cílios são para os nossos olhos. Eles protegem nossos olhos de sujeiras. Assim é a mata ciliar. Ela não deixa que sujeiras, lixo e terra cheguem à água, contribuindo para manter a qualidade e quantidade de água nos rios. Também possuem grande diversidade de espécies de animais e plantas e serve de alimento e abrigo para peixes e outro animais.

Meio Ambiente: Tudo o que cerca o ser vivo: solo, clima, água, ar, nutrientes e os outros organismos. O homem faz parte do meio ambiente.

Não-biodegradável: Substância que não se decompõe por processos naturais, permanecendo em sua forma original por muito tempo no meio ambiente. Por exemplo, alguns plásticos e pesticidas.

Nascente: Fonte de água que aparece em terreno rochoso. Ela vem dos lençóis freáticos, é a água subterrânea que aflora do solo.

Nativo: Denominação utilizada para indicar espécies vegetais ou animais de ocorrência natural em dada região. Ex.: mata nativa, animais nativos.

Pampa: Bioma localizado na Região Sul do Brasil, composto basicamente por gramíneas.

Pantanal: Ocorre nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. É uma extensa planície, nas proximidades dos rios da bacia do Rio Paraguai. As enchentes destes rios cobrem grandes regiões no período da primavera ao verão.

Poluição: Introdução de substâncias nocivas no ambiente, que podem prejudicar a fauna, a flora e o homem.

Preservação ambiental: Proteção de um ambiente natural, livre de interferências nocivas a ele.

Qualidade de Vida: Bem-estar. Habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação em harmonia com o meio ambiente.

Reciclagem: Processo que reutiliza resíduos para gerar um novo produto.

Reflorestamento: Plantio de árvores em áreas desmatadas.

Restinga: Terreno arenoso que ocorre na costa litorânea, onde se localiza uma vegetação típica.

Reutilização: Aproveitamento de um resíduo, antes do seu descarte.

Represa: É formada por meio de uma barreira construída pelo homem em rios para que sejam retidas as suas águas. A represa é como uma grande caixa d’água e serve para abastecer nossas casas, as indústrias, o comércio, a agricultura. Serve para equilibrar o clima e para a diversão. Seres consumidores: Seres vivos que se alimentam de outros organismos.

Seres decompositores: Organismos que decompõem matéria orgânica morta, como os fungos e bactérias.

Seres produtores: Seres que, como as plantas, possuem a capacidade de fabricar o próprio alimento usando a energia solar por meio da fotossíntese.

Serrapilheira: Restos de folhas, galhos, caules e matéria orgânica morta que cobre o chão das matas.

Tratamento de água: É o conjunto de ações realizadas para tornar a água boa para o consumo humano.

Unidades de conservação: Áreas criadas pelo governo com o objetivo de proteger as matas e os animais e melhorar a qualidade de vida da população.

Urbanização: Concentração de população em cidades. Crescimento da área urbana em uma região.

Viveiro: Local construído para cultivar plantas ou procriar animais.



Nenhum comentário: